sábado, 2 de abril de 2022

Concordamos que a oração não funciona?

 

Expandindo uma resposta deixada no Facebook:

Alguém já tentou pedir a Deus para acabar com o Coronavírus ou concordamos todos que a oração não funciona?

Essa é uma abordagem simplista da oração.

i) A existência ou não de um Deus que responde à oração não é determinada pela oração não respondida, mas pela oração respondida. Agarrar-se a um exemplo particular de oração não respondida é arbitrariamente restritivo, como se Deus concedendo essa petição fosse a única evidência saliente de um Deus que responde à oração.

ii) Uma pandemia é, por definição, um evento complexo, neste caso tornando-se global em escala. Portanto, não é como se houvesse apenas um tipo de oração para Deus responder nessa situação. O facto de Deus não impedir ou interromper totalmente a pandemia não significa que Deus não tenha respondido a muitas orações envolvendo casos específicos da pandemia.

A pandemia impacta muitas pessoas de muitas maneiras diferentes, por isso não espero uma resposta indiferenciada de Deus. Em vez disso, espero que a resposta de Deus a orações sobre a pandemia seja variada e individualizada.

iii) Num mundo de causa/efeito, cada evento tem um efeito dominó, ainda mais com eventos de grande escala como a pandemia. Males como a pandemia também podem ser fonte de bem. Algumas coisas boas acontecerão como resultado da pandemia que não aconteceriam se Deus a impedisse. Portanto, é uma questão de equilibrar as compensações. Mitigar a pandemia em alguns aspectos sem eliminar os efeitos colaterais benéficos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...