Os católicos romanos alegam que Pedro e os seus sucessores na figura dos bispos
de Roma têm como mordomos as chaves do Reino dos Céus, porque Jesus herdou o trono
de Davi e de acordo com os meios habituais, selecionou um ‘mordomo’ real sobre
o seu reino.
Um exemplo desta argumentação é o texto seguinte
retirado deste blog:
"Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será
ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu.”
[Mateus 16,19]
A semelhança destas palavras e a profecia de Isaías que coloca um novo
governante sobre o reino de Judá é impressionante:
“Naquele dia chamarei meu servo Eliaquim, filho de Helcias. 21.
Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe transferirei
os teus poderes; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa
de Judá. 22. Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir,
ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá; 23. fixá-lo-ei como prego em
lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.” Isaías 22:
21-23
Portanto, realmente não foi coincidência que Jesus tenha usado estas
palavras, mas intencionalmente chama a atenção para o contexto desta profecia,
onde um ‘mordomo’ ou ’administrador’ novo (Eliaquim) está sendo colocado no
reino de Judá. A figura do mordomo era muito conhecida porque era um servo a
quem o rei entregou as chaves.
O texto de Isaías mostra-nos mais das funções exercidas pelo administrador,
um ministro a serviço do rei com a mais alta autoridade subordinada apenas
ao rei, e com um papel de paternidade espiritual: “ele é um pai para os moradores da
Jerusalém e à casa de Judá”.
……
Jesus é o herdeiro do trono de
Davi, assim de acordo com os meios habituais, seleciona um ‘mordomo’ real sobre
o seu reino. É nesta ocasião especial, onde Jesus designa Pedro como ”Papa”,
porque é na entrega das chaves a Pedro como ‘mordomo’ do reino dos céus, que se
capta a essência do ministério petrino.
Refutação
O
que significa as chaves do Reino dos Céus
Em primeiro
lugar, a interpretação das chaves com o significado de abrir ou fechar as
portas da salvação por parte dos bispos e em particular do papa data do segundo
milénio e é devido, claro está, a um bispo de Roma, Gregório VII (1073-1085).
Deve notar-se
que Jesus não disse “Eu te darei as chaves da Igreja”, mas “do Reino dos Céus”;
este reino foi “aberto” por Pedro aos judeus em Pentecostes (Atos 2) e pouco
depois pelo mesmo Pedro aos gentios (Atos 10). Como missão própria de Pedro, e
já cumprida por ele, nada indica que pudesse delegá-la nem que devesse
fazê-lo.
O outro
possível sentido da declaração de Jesus se sobrepõe com o anterior, e está
relacionado com o jargão rabínico (cf. Mateus 23:13), onde o uso da expressão
“chaves” incluía:
1. A
função de declarar, proclamar e explicar as Escrituras (a chave do
conhecimento).
2. A
função disciplinar de admitir ou excluir alguém da comunhão (a chave da
disciplina).
Francisco
Lacueva observa apropriadamente:
Neste aspecto, a faculdade
de Pedro era extensiva a todos os discípulos (e depois a cada igreja local por
meio dos seus oficiais), ainda que Pedro, como costuma dizer-se, ”falasse mais
alto” no período narrado nos doze primeiros capítulos do livro de Atos. G.
Gander faz notar que a entrega das chaves à sua Igreja era uma metáfora consequente
com o uso feito por Jesus do verbo “edificar” em relação com o “Novo Povo de
Deus”, já que a partir de Pentecostes os discípulos de Cristo exercitariam o
ministério evangélico, o que implicava o abrir as portas do reino dos Céus, coisa
que os rabinos não podiam fazer. É aqui onde Efésios 4:11 entronca com Mt
13:52, 23:34, como realização da promessa de enviar para a sua Igreja “escribas”
dotados de carismas: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores.
F. Lacueva, Catolicismo
Romano. Terrassa: CLIE, p. 63-64.
A chave de Davi, quem a tem?
Em
relação ao texto de Isaías 22, o ensino claro do Novo Testamento é que a “chave
de Davi” não a tem nenhum mordomo, mas o autêntico herdeiro de Davi, o Messias
Jesus.
Jesus
afirmou ter esta chave quando deu esta revelação a João, enquanto estava
prestes a fazer um uso específico deste poder:
Ao anjo da igreja em
Filadélfia escreve: Isto diz o Santo, o Verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e
ninguém abre: Conheço a tua conduta: eis que abri diante de ti uma porta que ninguém pode fechar, porque, embora
tenhas pouco poder, guardaste a minha Palavra e não negaste o meu nome.
Apocalipse 3:7-8; negrito
acrescentado
Excelente refutação!!!!Os apologistas romanistas sustentam a exaustão esta tese de que somente Pedro detinha as chaves!!!
ResponderEliminarBestial :)
EliminarTenho a impressão que se Francisco de Assis imaginasse que a ordem mendicante que fundou, juntamente com a de Domingos, se converteria com o tempo num instrumento eficaz para os fins da Inquisição, fugiria a sete pés da Igreja de Roma.
EliminarO Pior de tudo é que não somente os blogueiros de quinta categoria utilizam este versículo para sustentar o papado!Eu estava dando uma olhada e até mesmos os grandes exegetas romanistas utilizam este versículo para sustentar a tese do primado jurisdicional e eclesiástico de Pedro.
ResponderEliminar83. Que são as chaves do reino dos céus?
ResponderEliminarR. A pregação do santo Evangelho e a disciplina cristã. É por estes dois meios que o reino dos céus se abre para aqueles que crêem e se fecha para aqueles que não crêem (1).
(1) Mt 16:18,19; Mt 18:15-18.
84. Como se abre e se fecha o reino dos céus pela pregação do santo Evangelho?
R. Conforme o mandamento de Cristo, se proclama e testifica aos crentes, a todos juntos e a cada um deles, que todos os seus pecados realmente lhes são perdoados por Deus, pelo mérito de Cristo, sempre que aceitam a promessa do Evangelho com verdadeira fé. Mas a todos os incrédulos e hipócritas se proclama e testifica que a ira de Deus e a condenação permanecem sobre eles, enquanto não se converterem (1). Segundo este testemunho do Evangelho Deus julgará todos, nesta vida e na futura.
(1) Mt 16:19; Jo 20:21-23.
85. Como se fecha e se abre o reino dos céus pela disciplina cristã?
R. Conforme o mandamento de Cristo, aqueles que, com o nome de cristãos, se comportam na doutrina ou na vida como não-cristãos, são fraternalmente advertidos, repetidas vezes. Se não querem abandonar seus erros ou maldades, são denunciados à igreja e aos que, pela igreja, foram ordenados para este fim. Se não dão atenção nem à admoestação destes, não são mais admitidos aos sacramentos e, assim, excluídos da congregação de Cristo, e, pelo próprio Deus, do reino de Cristo. Eles voltam a ser recebidos como membros de Cristo e da sua igreja, quando realmente prometem e demonstram verdadeiro arrependimento (1).
(1) Mt 18:15-18; 1Co 5:3-5,11; 2Co 2:6-8; 2Ts 3:14,15; 1Tm 5:20; 2Jo :10,11.
Catecismo de Heidelberg (1563)
Pedro é considerado o PAPA por excelência pela igreja Romana, mas esqueceram de avisarem a eles que Pedro era casado...
ResponderEliminarNão quero defender a doutrina católica, mas me parece que essa expressão tem um sentido mais amplo, pois parece referir-se a juízo. Vejamos: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus 18:15-20)
ResponderEliminarSalvo erro, a passagem parece estar tratando de um julgamento de alguém que, sendo cristão, é levado perante ao ministério para averiguar um fato, de tal sorte que, dependendo do julgamento, existe, inclusive, a possibilidade de tal pessoa ser declarada ímpia.
Não seria exatamente isso que estaria acontecendo, por exemplo, na passagem registrada em 1 Co 5:1-13? A meu ver, tal passagem parece ser exatamente a aplicação da autoridade que Deus deu ao ministério da igreja para “ligar e desligar”.
Os últimos versículos de 1 Co 5:1-13 dizem: “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo”.
Igualmente em outra passagem, salvo erro, Paulo parece estar falando exatamente dessa mesma autoridade: “E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar”. (I Timóteo 1:20).
Deus vos abençoe!!!
A passagem não fala de levar perante nenhum ministério, mas perante a igreja o que é diferente. Ou seja, todos os membros da igreja são chamados a participar na disciplina da igreja e não apenas quem tem um ministério.
EliminarDe resto, nas passagens seguintes que menciona o que se vê é precisamente a exortação e o exercício da disciplina cristã por parte da igreja, coisa já mencionada no post e nos comentários anteriores.
No seu entendimento, meu caro, a passagem não fala do ministério da igreja, mas no meu entendimento sim, pois o ministério também faz parte da igreja (ele não é algo à parte).
EliminarAlém disso, o apóstolo Paulo, em 1 Co 6:1-6, nos dá uma aula de como proceder no julgamento das causas entre os irmãos. Especificamente em 1 Co 6:3-4, Paulo determina, pelo Espirito Santo, que os irmãos de mais estima e os sábios julguem as causas na igreja.
Outrossim, nos dias de hoje, meu caro, a sua leitura (de que se deve relatar os problemas e disciplinar pessoas em público) poderia trazer sérios problemas para a igreja e principalmente para o corpo ministerial, ocasionando um série de processos por constrangimento.
Convenhamos, há problemas que exigem sigilo e um julgamento criterioso e particular. Após solucioná-los reservadamente, aí sim se pode ensinar toda a igreja, mas sem citar nomes ou coisa parecida.
Outrossim, a meu ver, o juízo por parte do corpo ministerial da igreja parece ser tão claro que Jesus diz aos seus apóstolos que as decisões deles seriam chanceladas por Ele, citando até o perdão dos pecados (João 20:23).
Todavia, respeito sua posição distinta da minha.
Deus te abençoe!!!
?
EliminarEm João 20:23, Jesus não se dirige a um corpo ministerial mas a todos os discípulos em geral.
EliminarVejo que você deve ter algum problema pessoal com relação à autoridade que Deus resolveu conceder a determinadas pessoas para apascentar o Seu rebanho.
EliminarAlém de Hebreus 13:17, que diz que a igreja deve obedecer aos pastores e sujeitar-se a eles, pois eles velam pelas ovelhas do Senhor, sugiro que você leia também 1 Co 12:28, Rm 12:6-8 e Ef 4:11-12.
Outrossim, veja que a Palavra diz, em 1 Co 12:5-11, que Deus distribuiu, pelo Espirito Santo, dons aos discípulos, de forma que cada qual, segundo a vontade Deus, tem uma missão específica no corpo de Cristo (a igreja). Com isso, parece ficar claro que todos eram discípulos, mas nem todos os discípulos eram apóstolos.
Deus te abençoe!!!
Vejo que você deve ter um problema grave de literacia porque não entende minimamente o que eu digo, nem entende os textos bíblicos, porque cola-me a posições que nunca defendi e perde tempo a explicar coisas que nunca foram contestadas, salta de assunto em assunto, confunde alhos com bugalhos, e faz uma salgalhada enorme. Assim é impossível ter um diálogo consigo, torna-se uma conversa de surdos.
EliminarApenas para finalizar minha participação, não se esqueça de que Jesus soprou o Espirito Santo sobre todos os discípulos que O ouviam falar (João 20:23), mas deu dons diferenciados aos homens (dom de julgar as causas, de presidir, de ministrar, de ensinar, etc), incluindo o dom da palavra, a qual é poderosa para abrir as portas do céu na vida daquele que acredita.
ResponderEliminarOutrossim, te aconselho a não usar mais a palavra “consigo” quando falar com alguém, pois o correto é “contigo”. A palavra “consigo” se usa quando se fala “consigo mesmo”.
Saúde!
Obrigado pela lembrança que Jesus soprou o Espírito Santo sobre todos os discípulos e que deu dons diferenciados aos homens, mas eu não estava esquecido disso, nem isso foi posto em causa.
EliminarQuanto à palavra "consigo", o que diz pode ser válido para português do Brasil, mas em português de Portugal é perfeitamente correto usá-la tendo como referência o pronome você. É equivalente a dizer "é impossível ter um diálogo com você". Por isso continuarei a usá-la.
Até mais!
onde está a verdade nisso tudo sou novo convertido como entender vcs se cada um dá uma interpretaçao diferente das escrituras
ResponderEliminarSimples. Nunca se guia pela cabeça de ninguem.
EliminarPeça para que Deus te ilumine, pois os homens tem seus interesses particulares, sao parciais e imperfeitos (como eu).
Deus te abençoe!!!
Você é um vegetal? Não ouve, não vê, não pensa, não sente.. não tem condições de discernir a verdade e a mentira, o certo e o errado? Precisa de receber passivamente a "verdade" de uma unanimidade (não se sabe bem de quem) na qual nem sequer participa?
EliminarA questão que coloca tem um pressuposto absurdo que é a unanimidade como critério de verdade.
Se o mundo todo se pusesse de acordo que Deus não existe então para você Deus não existiria, se o mundo todo se pusesse de acordo que o aborto em qualquer prazo é moralmente aceitável, então você defenderia o aborto, e por aí fora.
O mundo está cheio de ideologias, teorias, filosofias e religiões diferentes. Portanto você é incapaz de nestes temas tomar uma posição sobre o que quer que seja, visto que não há unanimidade.
Mas você diz que é novo convertido, suponho que deve ter recebido uma revelação especial, afinal de contas há muitas religiões e deuses diferentes no mundo.
Deus nunca desamparou aquele que O buscou de todo o seu coraçao...siga em frente e nao olhe pra direita ou pra esquerda, mas unicamente para o alto, de onde vem a luz.
ResponderEliminarConhecereis a verdade! Muito bom, Deus em Cristo nos abençoe.
ResponderEliminar