quarta-feira, 7 de julho de 2021

O antissemitismo/judeofobia é antibíblico

 

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados. Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Romanos 11:25-29)

Os Judeus desobedientes são inimigos do Evangelho (porque endurecidos por Deus) mas amados por causa dos pais. Portanto, longe de nós qualquer sentimento de inimizade ou menosprezo para com o povo judeu. [1]

Quando então a plenitude dos gentios for alcançada, o endurecimento parcial de Deus sobre Israel será retirado e todo o Israel será salvo.

Porque assim como vós também, antigamente, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia pela desobediência deles, assim também estes, agora, foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” (Romanos 11:30-36)


[1] Isto não significa que devamos apoiar de modo especial o atual Estado secular de Israel. É um Estado que deve ser encarado como qualquer outro Estado do mundo. Como aliás, a maioria dos judeus ortodoxos também encaram. Para eles, o atual Estado de Israel é um fenómeno neutro do ponto de vista religioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...