sexta-feira, 5 de março de 2021

A culpa é da lei natural e do livre-arbítrio?

 

Há uma forma ingénua de resolver o problema do mal que é atribuir à «lei natural» e ao «livre-arbítrio» a culpa pela existência do mal no mundo e Deus não tem nada a ver com isso. Mas isto resolve alguma coisa? Não, pelo contrário, apenas retrata Deus como causador de mal gratuito.

Imaginemos que acontece um mal natural como um tsunami ou uma peste e Deus não faz nada para impedir, limita-se a assistir ao curso dos acontecimentos causados pela lei natural. Isto automaticamente imputaria a Deus a causa destes acontecimentos, porque se alguém pode impedir um mal e não o impede causa esse mal. Por exemplo, se alguém tem uma planta em casa e não impede que ela morra por falta de água causa a morte da planta, mesmo que apenas deixe seguir o curso natural dos acontecimentos.

Agora imaginemos que alguém na rua fazendo uso do seu livre-arbítrio desata aos tiros contra pessoas inocentes. Deus apanhado de surpresa mesmo assim podia impedir as pessoas de serem atingidas, travando as balas ou em último caso matando o atirador em ato de legítima defesa. Não o fazendo causa esse mal. O atirador seria o autor do mal mas Deus o causaria porque podia tê-lo impedido e não impediu.

Segue-se que, Deus limitando-se a assistir à ação da «lei natural» e ao «livre-arbítrio» dos homens é o causador do mal no mundo, mas sem nenhum propósito, nenhuma razão justificável para permitir o mal, causa apenas mal gratuito do qual não resulta nenhum bem superior.

A presciência do mal por parte de Deus e a sua atualização implica preordenação do mal e se Deus preordena o mal é porque tem uma razão para isso, a obtenção de um bem maior. Por exemplo, Deus não permitiu que Adão pecasse gratuitamente, ele preordenou o pecado de Adão para um bem maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...