18 de novembro de 2025

A OPOSIÇÃO DE IRENEU À VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA


Gostaria de citar e comentar algumas passagens relevantes.

Em contraste com o conceito de virgindade in partu, Ireneu refere a forma como Jesus abriu o ventre de Maria:

"a Palavra deveria tornar-se carne, e o Filho de Deus, o Filho do Homem (o Puro abrir puramente esse ventre puro que regenera o género humano para Deus, e que Ele mesmo tornou puro); e tendo-se tornado nisto que nós também somos, Ele [contudo] é o Deus Poderoso e possui uma geração que não pode ser declarada." (Contra as Heresias, 4:33:11)

Ireneu refere-se a Jesus como o "primogénito" de Maria. Um filho único é por vezes chamado de primogénito, mas o termo refere-se geralmente a um dos filhos. Tanto conceptualmente como em termos da história do uso, "primogénito" parece referir-se mais provavelmente a alguém dentro de um grupo do que a um indivíduo isolado. Se tivéssemos evidência que contrariasse o significado normal de "primogénito", poderíamos interpretar Ireneu nesse sentido, mas não podemos optar por uma leitura menos natural sem evidências incontestáveis. Outra terminologia podia ter sido utilizada se Ireneu acreditasse na virgindade perpétua de Maria, especialmente se não apenas acreditasse nela, mas também a considerasse tão importante como os defensores do conceito frequentemente sugerem. Por exemplo, Jesus poderia ter sido chamado de "único filho" de Maria (como vemos com outras pessoas para além de Jesus em Lucas 7:12, 8:42, 9:38), o que seria consistente com a virgindade perpétua de Maria e expressaria o facto de que Jesus tinha as vantagens associadas a ser o primeiro filho. A escolha de Ireneu por "primogénito" é evidência de que ele não acreditava na virgindade perpétua de Maria:

"Mas Simeão também — aquele que recebera um aviso do Espírito Santo de que não morreria antes de contemplar Cristo Jesus — tomando-o nos braços, o primogénito da Virgem, bendisse a Deus e disse: 'Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel'. Assim, confessou que o menino que segurava nos braços, Jesus, nascido de Maria, era o próprio Cristo, o Filho de Deus, a luz de todos, a glória de Israel e a paz e o refrigério dos que dormiam." (Contra as Heresias, 3:16:4)

Noutra passagem, Ireneu compara Maria a um solo que inicialmente era virgem, mas que depois perdeu a virgindade, e refere que Maria "ainda era virgem":

"E assim como o próprio protoplasto Adão, teve a sua substância proveniente de solo não cultivado e ainda virgem ('pois Deus ainda não tinha enviado chuva, e o homem não tinha lavrado a terra'), e foi formado pela mão de Deus, isto é, pela Palavra de Deus, pois 'todas as coisas foram feitas por Ele', e o Senhor tomou o pó da terra e formou o homem; assim também Ele, que é a Palavra, recapitulando Adão em Si mesmo, recebeu legitimamente um nascimento, permitindo-Lhe reunir Adão [em Si mesmo], de Maria, que ainda era virgem." (Contra as Heresias, 3:21:10)

Note-se, em primeiro lugar, que não havia nenhuma necessidade de comparar Maria a solo virgem ou de comentar como a virgindade do solo acabou por cessar. Ireneu podia ter utilizado outra analogia ou, por exemplo, adicionado um qualificativo relevante, se não quisesse que as pessoas chegassem à conclusão mais óbvia a partir dos seus comentários (de que Maria também deixou de ser virgem). Em segundo lugar, ele optou por dizer de Maria "que ainda era virgem" em vez de algo como "que seria sempre virgem".

Repare-se que a questão aqui é como melhor explicar os comentários de Ireneu, e não simplesmente como ele pode ser interpretado. Não só ele nunca defende a virgindade perpétua de Maria, apesar de se referir frequentemente à sua virgindade de outras formas, como também faz vários tipos de comentários em vários contextos que são naturalmente considerados inconsistentes com a virgindade perpétua. É improvável que Ireneu acreditasse na virgindade perpétua de Maria. É ainda mais improvável que ele acreditasse nela e a considerasse tão importante como os defensores do conceito costumam sugerir.

Por vezes, Jerónimo é invocado quando se discute Ireneu, sob a alegação de que Jerónimo supostamente nos dá razões para crer que Ireneu acreditava na virgindade perpétua de Maria. Mas o apelo a Jerónimo é duvidoso, pelas razões expostas aqui.

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