A doutrina católica de que
Maria foi elevada ao céu em corpo e alma é uma ficção que não tem nenhum tipo
de evidência histórica, bíblica ou patrística que a valide. De modo que a única
forma de tentar dar-lhe alguma credibilidade é utilizando fontes apócrifas e
fraudes.
Já aqui fizemos referência
ao sermão apócrifo de Agostinho e a carta espúria de Jerónimo sobre a assunção de Maria aos céus. Agora é a vez de fazer justiça a Dionísio o Areopagita.
Dionísio é referido por
alguns sites católicos romanos e ortodoxos como uma testemunha da crença na
assunção/dormição de Maria já no século I. Por exemplo, um texto que é
replicado em vários lugares é este:
O texto mais antigo relatando a Assunção de Virgem Maria é o texto de Dionísio:
Dionísio o Areopagita, sobre a Dormição da Deípara
Dionísio o Areopagita (+ 96dC), sobre a Dormição da Deípara:
“Pois até mesmo entre os nossos hierarcas inspirados, quando, como tu sabes, nós juntamente com ele [um presbítero ateniense chamado Hierotheos] e muitos de nossos santos irmãos se reuniram para contemplar aquele corpo mortal [de Maria], Fonte da Vida, que recebeu o Deus encarnado, e Tiago, irmão de Deus [isto é, Tiago de Jerusalém] estava lá, e Pedro, o chefe maior dos escritores sagrados, e então, depois de terem contemplado isso, todos os hierarcas ali presentes celebraram, segundo o poder de cada um a bondade onipotente da fraqueza Divina [ou seja, que Deus se fizesse homem]”.
“Naquela ocasião, eu digo, ele [isto é, Hierotheos] ultrapassou todos os Iniciados com exceção dos escritores divinos, sim, ele estava completamente transportado, completamente absorto, e ficou tão emocionado através da comunhão com aqueles mistérios que ele estava comemorando, que todos os que o ouviram, viram e conheceram (ou melhor, não o conheceram) considerou que ele foi arrebatado por Deus e um hinografo divino”.
Fonte: Dionísio o Areopagita - Sobre os Nomes Divinos 3:2
No entanto, este documento
sobre o qual católicos e ortodoxos elaboram a sua doutrina é espúrio. Quaisquer
semelhanças no texto com noções gnósticas não são mera coincidência.
A Catholic Encyclopedia no tema da assunção de Maria diz o seguinte:
A crença na assunção
corporal de Maria está fundamentada no tratado apócrifo de De Obitu S. Dominae,
que traz o nome de São João, o qual no entanto pertence ao quarto ou
quinto século. Também é encontrada no
livro De Transitus Virgines, falsamente atribuído a Melitão de Sardes, e numa
carta espúria atribuída a Dionísio o Areopagita. Se consultarmos escritos
genuínos no Oriente, a crença é mencionada nos sermões de Santo André de Creta,
São João de Damasco, São Medestus de Jerusalém e outros. No Ocidente, São
Gregório de Tours (De gloria mart., I, iv), foi o primeiro a mencioná-la.
Holweck, Frederick. "The Feast of the
Assumption." The Catholic Encyclopedia. Vol. 2.New York: Robert Appleton
Company, 1907.
E relembrando o que diz Ludwing
Ott, um famoso teólogo romano, no seu Manual de Teologia Dogmática:
"A ideia da assunção
corporal da Virgem encontra-se expressa primeiramente nos relatos apócrifos sobre o
trânsito da Virgem, que datam dos séculos V e VI... O primeiro escritor
eclesiástico que fala da assunção corporal de Maria, seguindo um relato
apócrifo do Transitus B.M.V. é Gregório de Tours (m. 594)..." (p. 328).
Portanto, se quisermos
consultar escritos autênticos que mencionem a crença na assunção de Maria,
temos de ir a autores que viveram muitos séculos depois do suposto evento e a
nenhum texto de Dionísio o Areopagita.
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