domingo, 17 de novembro de 2024

ESTÁ CONSUMADO!


As Escrituras são claras ao dizer que não há nenhum sacrifício contínuo e nem pode haver. A expiação de Jesus é final e completa. Não há outro sacrifício pelos pecados. Ele não precisa de nenhuma continuação, repetição ou suplementação.

A irrepetibilidade do sacrifício de cristo, seja de forma cruenta ou incruenta

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

OS NOSSOS PECADOS FORAM IMPUTADOS A CRISTO? SOMOS CULPADOS PELO PECADO DE ADÃO?

 

Há uma diferença moralmente significativa entre imputar a culpa a um inocente e imputar a justiça a um culpado. A primeira é uma aberração moral, mas a segunda pode ser um ato de altruísmo. Por isso, a doutrina sustentada pela Igreja Católica Romana e algumas Igrejas Protestantes de que todos os seres humanos carregam a culpa do pecado original cometido por Adão e Eva é moralmente indefensável e nem há rasto dela na Bíblia.

A consequência do primeiro pecado foi separar Deus da raça humana, quebrar a comunhão que existia entre Deus e os homens. Não a imputação da culpa desse primeiro pecado a todos os descendentes de Adão e Eva. Apenas somos culpados pelos nossos pecados pessoais.

Da mesma forma, os nossos pecados não foram imputados a Cristo, de outra forma assim como nos tornamos justos pela imputação da justiça de Cristo, Cristo se tornaria culpado pela imputação da nossa culpa nele. E, por conseguinte, deixaria de poder fazer qualquer obra de expiação a nosso favor. O cordeiro expiatório precisa de ser puro e imaculado para poder expiar pecados alheios.

O que Cristo fez na cruz foi pagar a pena que nós merecíamos pelos nossos pecados para nos reconciliar com Deus que é um justo juiz, portanto um ato altruísta de substituição penal. O justo pagou pelos injustos. Cristo foi feito justiça para nós pela imputação da sua justiça em nós, sem qualquer imputação da nossa culpa nele.

QUANTAS VEZES O PAPA FALOU INFALIVELMENTE EX CATHEDRA?

 A discussão continua acesa nas hostes romanas.


A infalibilidade papal é como um relógio avariado. Todos os dias marca a hora certa, não se sabe é quando.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

SOLA SCRIPTURA NÃO É ESCRITURALISMO

 

Não se viola a Sola Scriptura, afirmando que existem verdades que podem ser encontradas fora das Escrituras, mas alegando que existem palavras extra-bíblicas que têm a mesma autoridade que as Escrituras, ou superior.

E em momentos de revelação pública ou na segunda vinda de Cristo não há mal nenhum em violar a Sola Scriptura. Isso não representa uma inconsistência do princípio. A aplicação do princípio está condicionada há verificação de um contexto específico. Fora desse contexto o princípio consistentemente não se aplica.

FÉ E FIDEÍSMO

 

A fé bíblica não é fideísmo “crença na ausência de evidências”; pelo contrário, é uma confiança sustentada em evidências suficientes.

sábado, 2 de novembro de 2024

LIVRE EXAME NA IGREJA PRIMITIVA

 

«Na narrativa de Agostinho sobre sua própria experiência de conversão no jardim em Milão, ele diz que no banco daquele jardim havia um códice das Epístolas de Paulo, e que foi isso que ele leu quando ouviu as famosas palavras, “Pega e lê.” Assim, no cerne da experiência de conversão de Agostinho, e portanto de sua vida devocional, estava a leitura privada das Escrituras – embora não devamos esquecer que tal leitura era normalmente feita em voz alta, e que Agostinho ficou surpreso quando viu Ambrósio lendo sem pronunciar o que lia. Da mesma forma, Crisóstomo, Jerónimo e muitos outros repetidamente incentivam os seus ouvintes a ler a Bíblia – em vários casos, a ler em casa

(Justo L. González, The Bible in the Early Church, Eerdmans, 2022).

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

DRÁCULA À SOLTA

 

L'Osservatore Romano

A noite de Halloween acordou o conde Drácula do seu descanso milenar. Drácula deixou um rastro de vítimas exsanguinadas na Polónia, Espanha, França, Itália e Irlanda. A polícia não o consegue apanhar pelo facto de Drácula ser um mutante. Para além disso, ele é invisível às câmeras de segurança. Tudo isso o torna extremamente esquivo.

As autoridades da igreja tiveram mais sucesso em afugentá-lo, mas com efeitos desmoralizadores. As técnicas usuais se mostraram ineficazes, tendo o conde Drácula conseguido exsanguinar os melhores caçadores de vampiros da igreja.

A razão é que os caçadores de vampiros católicos não têm nada para usar contra o conde Drácula, já que ele é ortodoxo romeno. Uma cruz latina ou crucifixo latino é ineficaz. Eles precisam de usar uma cruz bizantina. Fazer o sinal da cruz é ineficaz porque os caçadores de vampiros católicos cruzam a mão ao contrário: da esquerda para a direita em vez da direita para a esquerda. Água benta é ineficaz porque os caçadores de vampiros católicos professam o Filioque, invalidando assim o sacramental. O Vaticano está em negociações com o Patriarca Ecuménico para enviar caçadores de vampiros ortodoxos romenos para o Ocidente, mas o Patriarca Ecuménico exigiu que o Papa volte para a Igreja Mãe antes de autorizar tal ação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...