sábado, 14 de julho de 2012

LENDAS ROMANAS


LISTA DE TODOS OS PAPAS
Fonte: Anuário Pontifício.

1 - São Pedro, (Simão Bar-Jonas): Betsaida, Galileia; - morte: 64 ou 67 A.D.
Nasceu em Betsaida na Galileia. Recebeu de Jesus Cristo o supremo poder pontifício para ser transmitido aos seus sucessores. Instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai-Nosso. Preso quis ser crucificado c
om a cabeça para baixo. Morreu em 29-6-67.

Por que a Igreja de Roma insiste nestes desvarios?

Como poderia saber-se a data exata da morte de Pedro se o próprio ano é duvidoso?

Onde está escrito que alguma vez tenha sido bispo de Roma?

A que ordem eclesiástica se referem?

Não foi Jesus quem deu o Pai-nosso como oração modelo?

De que fonte bíblica se tirou a estranha noção de que Pedro "Recebeu de Jesus o supremo poder pontifício para ser transmitido aos seus sucessores", quando o ministério dos Apóstolos não admite sucessão pela sua própria natureza, e o próprio termo "sumo pontífice" é pagão até ao tutano?

Leia-se o que diz o romanista Albert Wucher na sua "Breve historia de los Papas":

"Não deixa de ser significativo que o termo 'diocese' provenha da organização dada ao Império por Diocleciano; e seria longo enumerar todos os conceitos tomados do âmbito romano: desde Pontifex Maximus e Cúria até basílica, passando por vigário, prefeito, praeses e legado ... Forçosamente o bispo de Roma passava a ser o beneficiário da preeminência romana, assim como da adoção de noções do direito romano e da prática administrativa estatal romana ... a religião cristã [romana] tomou a sua forma exterior do Império Romano".

(Buenos Aires: El Ateneo, 1963, p. 29; Nihil Obstat - O Censor, R.P. Santiago Lichius; Imprimatur - Dr. Antonio Rocca, Vigário Geral do Arcebispado, por mandato de Sua Excia. Rvma. Monsenhor Raúl A. Castellá)

Seria interessante ver a reação de Pedro e Paulo se Deus lhes concedesse visitar o Vaticano e ver no que se tornou a Igreja daquela grande cidade onde provavelmente ambos morreram pela sua fé.

Era bom que os fiéis da Igreja de Roma que partilham estas coisas refletissem e não continuassem faltando à verdade em nome da sua fidelidade a Roma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...