quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As passagens onde alguém crê e é baptizado com toda a sua casa justificam o baptismo de bebés?


As passagens em questão são Actos 16:14-15 (A conversão de Lídia), 16:27-34 (o carcereiro de Filipos) e 18:8 (Crispo). Além disso,  pode–se mencionar "a casa (família) de Estéfanas" que Paulo diz ter baptizado em 1 Coríntios 1:16 e Cornélio (Actos 10:2, 47-48; 11:13-14).

Notemos o seguinte:

1. Embora seja possível que em algum ou mesmo em todos os casos a família em questão incluísse bebés, em nenhum caso se estabelece isto de maneira explícita.

2. No caso de Cornélio, é-nos dito que era "piedoso e temente a Deus com toda a sua casa". Se a atitude dos membros da casa de Cornélio era a de ser piedosos e tementes a Deus, isso parece implicar que todos estavam no uso da razão.

3. Igualmente, no caso do carcereiro diz a Escritura que "se regozijou grandemente por ter crido em Deus com todos os seus". Em outras palavras, todos se baptizaram porque todos tinham crido, e se regozijaram nisso.

4. O mesmo ocorre com Crispo, que "creu no Senhor com toda a sua casa". Logicamente, os que creram foram baptizados.

5. Paulo diz que baptizou os da casa de Estéfanas (1 Cor 1:16) e no final da carta indica que estes foram dos primeiros convertidos da Acaia, e "que se dedicaram ao serviço dos santos". De novo, estes baptizados não só eram crentes mas também activos na obra.

O único caso em que não há uma vinculação explícita entre o baptismo e a fé de toda a família é o de Lídia. No entanto, de acordo com o modelo consistentemente seguido nas demais instâncias (Cornélio, o carcereiro de Filipos, Crispo e Estéfanas) é perfeitamente possível que o mesmo ocorresse no caso de Lídia.

Portanto, em ausência de uma declaração explícita de que estavam incluídos bebés, permanece de pé o facto de o baptismo ser para os que se arrependem e crêem em Jesus Cristo. E a evidência indirecta da esmagadora maioria das passagens em questão mostra que os baptizados eram convertidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...