tag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post5335990797238840139..comments2023-07-07T14:41:36.601+01:00Comments on Conhecereis a Verdade, e a Verdade Vos Fará Livres (João 8:32): Sobre a maternidade espiritual de MariaConhecereis a Verdadehttp://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-3930496769967098132015-10-23T04:35:50.991+01:002015-10-23T04:35:50.991+01:00Poxa, você é sensacional. Obrigado pela respostaPoxa, você é sensacional. Obrigado pela respostaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/01140011172677788833noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-85720424908213908712015-09-12T18:13:26.839+01:002015-09-12T18:13:26.839+01:00Olá
Não percebo este desespero para tentar encon...Olá <br /><br />Não percebo este desespero para tentar encontrar apoio por mais fraco que seja para uma doutrina completamente alheia às Escrituras e perfeitamente desconhecida no cristianismo durante pelo menos os primeiros mil anos.<br /><br />Em primeiro lugar, isso que apresenta não é um silogismo. Um silogismo é constituído apenas por duas premissas (chamadas maior e menor) e uma conclusão, enquanto o argumento do seu amigo pretende ter três premissas.<br /><br />Ora, analisando rigorosamente apenas a lógica interna do argumento dedutivo, a premissa 3) contradiz as premissas 1) e 2), apresentando assim o argumento uma contradição interna insolúvel. <br /><br />Mesmo que 2) fosse verdade, o fato de a lei não obrigar não quer dizer que proibisse. A conclusão “Jesus está testificando que a maternidade de Maria transcende dos próprios filhos.” não se segue logicamente das premissas, logo é um Non sequitur<br /><br />Além disso, as premissas não são verdadeiras o que torna qualquer conclusão inválida. Jesus podia obrigar alguém mais do que a Lei o obrigava, e fê-lo várias vezes (ouvistes o que vos foi dito… eu porém vos digo…), na verdade Jesus instituiu uma nova Lei.<br /><br />Mas a Lei nem sequer é para aqui chamada. No contexto da passagem, Jesus não deu uma obrigação “legal”, em sentido jurídico, a João para tomar conta da sua mãe. Ou seja, João não foi obrigado “por lei” a tomar conta de Maria. Tratou-se simplesmente de um pedido/indicação estritamente pessoal que Jesus, preocupado com a sua mãe, deu a João e este aceitou. Se Jesus quisesse testificar que a maternidade em sentido biológico e adotivo de Maria transcende os próprios filhos e João, poderia tê-la encomendado a todos os seus seguidores presentes (além de João e Maria estavam as outras mulheres); como também poderia ter dito a Maria que era mãe de todos, em vez de apenas considerar João como seu filho.<br /><br />Resumindo e concluindo o argumento do seu amigo não tem ponta por onde se lhe pegue! :)Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-91827344606308367052015-09-10T04:22:28.261+01:002015-09-10T04:22:28.261+01:00Olá, um amigo luterano me fez o seguinte silogismo...Olá, um amigo luterano me fez o seguinte silogismo que eu não soube como responder:<br />1) Jesus não poderia obrigar alguém mais do que a Lei o obrigava.<br />2) A Lei não obrigava ninguém a tomar como mãe uma senhora que não fosse de sua família.<br />3) Jesus deu uma obrigação a João para que tomasse como mãe uma senhora que não fosse de sua família.<br />Conclusão: Ao dar a obrigação a João de tomar como mãe a Maria, uma senhora que não era de sua família, Jesus está testificando que a maternidade de Maria transcende dos próprios filhos.<br /><br />Você poderia me ajudar?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01140011172677788833noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-43620032237224189442014-08-16T00:38:03.552+01:002014-08-16T00:38:03.552+01:00Pensei que só eu tivesse chegado a esta conclusão ...Pensei que só eu tivesse chegado a esta conclusão mesmo participando da igreja católica. Muito bomMárcio Galvãohttps://www.blogger.com/profile/08105022533482829704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-32276431597639176472014-08-16T00:36:13.312+01:002014-08-16T00:36:13.312+01:00Pensei que só eu tivesse chegado a esta conclusão ...Pensei que só eu tivesse chegado a esta conclusão de que aos pés da cruz de Jesus estavam outros seguidores Dele além de João, evidenciando que não foi sua intenção proclamar a maternidade espiritual de Maria sobre todos os cristãos pois do contrário teria dito "filhos eis ai a tua mãe. Bom saber que outros pensam como eu que participei de forma assídua durante 22 anos da igreja católica silenciando questões como estas dentro do meu coração.Márcio Galvãohttps://www.blogger.com/profile/08105022533482829704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-84251609958034029682013-09-21T05:24:39.473+01:002013-09-21T05:24:39.473+01:00Todo castelo de areia doutrinária e dogmática, lev...Todo castelo de areia doutrinária e dogmática, levantada em cima da Humilde Maria é pós Apostólico.<br />Paulo o teólogo de 1° Século quando foi falar de Maria, não pronunciou nenhuma palavar de exaltação e não registrou nehum gesto de Hiper Dúlia a mesma (algo que nos nossos dias qualquer padre o faria, apenas disse; "Nascido de mulher".<br />Vale tbm regsitrar o que Paulo disse aqui, resgistrado por Lucas;<br /><br />Como NADA, que ÚLTIL seja, DEIXEI DE VOS ANUNCIAR, e ensinar publicamente e pelas casas,<br />Atos 20:20<br /><br />Porque nunca deixei de vos anunciar TODO o conselho de Deus.<br />Atos 20:27<br /><br />Sem sombras de dúvidas, Paulo não era Mariano, esse movimento não fazia parte da tônica da pregação desse Apóstolo, nem via oral e nem via escrita.Neilom Soareshttps://www.blogger.com/profile/13763688129322090447noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-39618983154045557402013-08-14T15:49:07.333+01:002013-08-14T15:49:07.333+01:00Passado um ano desde a publicação deste post, aqui...Passado um ano desde a publicação deste post, aqui fica um argumento mais contra a maternidade universal de Maria. <br /><br />Na mesma passagem, no versículo imediatamente anterior a João 19:26, diz:<br /><br />"Estavam junto à cruz sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria (mulher) de Cléofas, e Maria Madalena".<br /><br />(João 19:25).<br /><br />Em outras palavras, havia mais de um crente ali, além de Maria e o discípulo. No entanto, Jesus não disse «Eis aí a vossa mãe», nem «Eis aí os teus filhos». Isto sugere, como já indicado, que se tratava de uma provisão particular para o cuidado da sua mãe, não de uma declaração da maternidade espiritual de Maria (que por outro lado brilha pela sua ausência no resto do NT).<br />Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.com