tag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post3079507491184823776..comments2023-07-07T14:41:36.601+01:00Comments on Conhecereis a Verdade, e a Verdade Vos Fará Livres (João 8:32): Em defesa de Sola ScripturaConhecereis a Verdadehttp://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-68468082235037910682013-05-01T21:23:47.742+01:002013-05-01T21:23:47.742+01:00"Não fazemos injustiça a Cipriano quando faze..."Não fazemos injustiça a Cipriano quando fazemos uma distinção entre as suas epístolas e a autoridade canónica das Escrituras divinas. Fora das Sagradas Escrituras canónicas, podemos livremente emitir juízo sobre os escritos de crentes e incrédulos por igual [...] Por tal razão as epístolas de Cipriano, as quais carecem de autoridade canónica, devem ser julgadas de acordo com a sua conformidade com a autoridade dos escritos divinos. Assim que podemos aceitar de Cipriano só o que concorda, e seguramente rejeitar o que não concorda, com a Escritura" (Agostinho de Hipona; Contra Cresconium 2, 39-40)<br /><br />“Pois os raciocínios de qualquer homem que seja, mesmo que ele seja Católico, e de alta reputação, não devem ser tratados por nós da mesma forma como as Escrituras canônicas são tratadas. Temos liberdade, sem fazer qualquer tipo de violência em relação ao respeito que estes homens merecem, para condenar e rejeitar qualquer coisa nos seus escritos, se por acaso virmos que eles mantêm opiniões divergentes daquelas que outros ou nós mesmos, com a ajuda divina, descobrimos ser a verdade. Eu lido assim com os escritos de outros, e gostaria que os meus inteligentes leitores lidassem assim com os meus.” (NPNF1, Vol.I, Augustin, Letters of St. Augustine, Letter 148, Section 15.)Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-82198030679995032712013-04-19T19:09:00.336+01:002013-04-19T19:09:00.336+01:00Em primeiro lugar devia definir o que entende por ...Em primeiro lugar devia definir o que entende por “Tradição”.<br /><br />Assumindo que estamos a falar da Tradição Apostólica, isto é, do Ensino apostólico (em grego “paradosis” significa “o que se transmite” e pode ser traduzido como “ensino” ou “doutrina”), enquanto os apóstolos eram vivos transmitiam o seu ensino oralmente e por escrito, por isso enquanto viviam a Tradição Apostólica, ou Ensino Apostólico, não se podia restringir somente ao escrito, embora as Escrituras do AT tivessem já uma autoridade suprema em relação a qualquer outra tradição não escrita, como demonstra as disputas com os fariseus a respeito das suas tradições. <br /><br />Ora bem, não é necessário supor à priori que a Tradição Apostólica ficou restringida à própria Bíblia, a questão é que depois que os apóstolos morreram a única fonte que ficou disponível e que possuímos onde se preserva de modo inteiramente confiável os seus ensinos são os seus escritos, aos quais reconhecemos o status de Escritura inspirada por Deus. E como ensina o apóstolo Paulo não devemos ir além do que está escrito, isto é, além do que ensina a Escritura. Por isso toda a tradição está subordinada e deve ser julgada pela Escritura.<br /><br />Se você alega que outros ensinos apostólicos se preservaram fora das Escrituras do Novo Testamento, devia estar em condições de nos enumerar precisamente quais ensinos são esses, em outras palavras, definir o conteúdo dessa tradição oral apostólica extra-escritural, para que possamos submetê-la a um teste escritural e histórico para aferir da sua autenticidade apostólica. Mas quando você alega que a Igreja de Roma preserva uma tradição apostólica extra-escritural, refere-se apenas a algo vago e insubstancial sem nada concretizar.<br /><br />De modo que não se pode levar a sério a sua alegação.<br /> <br />[apologista católico] Se tradição oral apostólica fosse somente o que está escrito não seria Tradição.<br /><br />Porquê? Esta sua frase não tem nenhum sentido. A maior parte do que está escrito na Bíblia são tradições orais que foram postas por escrito. Uma tradição originariamente oral é passível de ser posta por escrito, e uma tradição originariamente escrita é passível de ser transmitida oralmente. <br /><br />Além disso, você não pode demonstrar o contrário. Que a tradição oral apostólica (autêntica) não se conserva somente nos escritos do Novo Testamento.<br /><br />[apologista católico] E a fuga da minha pergunta (pode ter sido apenas um artíficio retórico,mas continuemos...) é a apenas confirmação do que eu digo.Nem os apóstolos,nem Cristo colocaram a tradição de maneira secundária e inferior,mas sim em IGUALDADE com as escrituras.<br /><br />Admira-me que volte a repetir este erro. Já foi demonstrado à saciedade que a Escritura para Jesus Cristo e os Apóstolos, tinha um valor supremo e inapelável, era canónica, obrigatória e normativa, ao passo que a tradição não se equiparava ao valor das Escrituras e estava subordinada a estas.Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-84812890721700982142013-04-19T15:48:06.126+01:002013-04-19T15:48:06.126+01:00(Protestante)"Que o ensino apostólico se tran...(Protestante)"Que o ensino apostólico se transmitiu de forma oral em muitas ocasiões?"<br /><br />Então,passemos adiante.<br /><br />(Protestante)<br />"Obviamente em lado nenhum. A tradição apostólica está conservada de modo inteiramente confiável somente nas Escrituras."<br /><br />Então aqui começa a divergência,pois NEM MESMO A PRÓPRIA BÍBLIA RESTRINGE a Tradição somente ao que está escrito.Se tradição oral apostólica fosse somente o que está escrito não seria Tradição.<br /><br />E a fuga da minha pergunta (pode ter sido apenas um artíficio retórico,mas continuemos...) é a apenas confirmação do que eu digo.Nem os apóstolos,nem Cristo colocaram a tradição de maneira secundária e inferior,mas sim em IGUALDADE com as escrituras.<br /><br />Irei focar somente aqui...depois continuo com o resto das perguntas..<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-92137175166924045272013-04-18T20:46:57.251+01:002013-04-18T20:46:57.251+01:00[apologista católico] E,por último, não há nenhuma...[apologista católico] E,por último, não há nenhuma caricatura do livre exame,mas sim uma exposição dos resultados nefastos trazidos por tal doutrina. Os apostólos empre recorriam a autoridade de Cristo....o e o próprio eunuco recorreu a autoridade de Filipe dentre diversos exemplos:<br />E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?<br />E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. <br />Atos 8:30-31(Versão protestante NVI)<br /><br />[Resposta] É óbvio que Cristo tem uma autoridade superior pela sua própria natureza de ser quem é - O Cristo, o filho de Deus -. Além disso, nós também recorremos à autoridade de Cristo quando recorremos à sua Palavra conservada fiel e perpetuamente nas Escrituras.<br /><br />Sola Scriptura não significa que a Igreja careça de autoridade para interpretar, ensinar e defender a Palavra de Deus. <br /><br />Portanto, nada impede que os cristãos peçam ajuda a outros cristãos para compreenderem a Bíblia. Um dos ministérios previstos no Novo Testamento é inclusive o de Doutor. O Doutor tem como função ensinar a sã doutrina com precisão a outros cristãos. Nada disto é contra o princípio da Sola Scriptura, pelo contrário, é essencial para quem é fiel a Sola Scriptura que haja bons mestres na Igreja que exponham fielmente o ensino das Escrituras.<br /><br />[apologista católico] A verdade é que o livre-exame difundiu um conjunto de doutrinas e Igrejas heréticas,genéricas e amorfas em que o protestante é a própria autoridade da sua salvação....<br /><br />[Resposta] A verdade é que a história mostra-nos que os grupos manifestamente heréticos que negam e distorcem a fé bíblica e histórica são precisamente os que NÃO aceitam a validade do princípio de Sola Scriptura e do livre exame. <br /><br />O cristianismo nunca foi um corpo monolítico, sem diferenças, guiado pela autoridade suprema do bispo de Roma em paz e harmonia, como este apologista católico parece pressupor que foi até à Reforma Protestante. Na verdade, a Igreja católica antiga nada tem a ver com o papado medieval, e a Igreja de Roma apenas pôde manter a sua unicidade no Ocidente, na Idade Média, durante uns poucos de séculos através da proibição da leitura da Bíblia, do conluio com o poder temporal, da perseguição dos “hereges”, da opressão e do derramamento de sangue pela “santa Inquisição”. Foram estes os resultados nefastos trazidos por quem defende a necessidade de uma autoridade absoluta (que não fornece nenhuma garantia superior ao Livre Exame para preservar do erro) que decida sobre o verdadeiro significado das Escrituras. <br /><br />O livre exame apenas dá a liberdade de cada um poder examinar por si as Escrituras sem estar obrigado a submeter-se à interpretação incontestável de um magistério eclesiástico. <br /><br />É claro que o livre exame como outro qualquer princípio está sujeito a abusos, mas o abuso não invalida o uso.<br /><br />A que conjunto de doutrinas e Igrejas heréticas, genéricas e amorfas se está a referir? Com que critério declara uma Igreja herética, genérica e amorfa? Com base na sua própria autoridade?Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-60222023361539082252013-04-18T20:45:50.314+01:002013-04-18T20:45:50.314+01:00[apologista católico] JO 20, 30. Fez Jesus, na pre...[apologista católico] JO 20, 30. Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que NÃO ESTÃO escritos neste livro.(maiúsculo acrescentado)<br /><br />1 Cor 11,2, “Eu vos felicito por vos lembrar desde mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como euvo-las transmiti” <br /><br />2 Ts 2,15, “Assim, pois, irmãos, ficai inabaláveis e guardai firmemente as tradições que vos ensinamos, de VIVA VOZ ou por carta”. <br /><br />JO 21,25. Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se FOSSEM ESCRITAS uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.<br /><br />[Resposta] O que pretende demonstrar com estas citações bíblicas? Que nem tudo foi escrito na Bíblia? Pois isso é uma coisa óbvia e nenhum protestante tem problemas em reconhecer isso. <br /><br />Que o ensino apostólico se transmitiu de forma oral em muitas ocasiões? Pois também nenhum protestante tem alguma dificuldade em reconhecer algo tão óbvio.<br /><br />[apologista católico] Onde os apóstolos afirmaram na Bíblia que a tradição apostólica seria uma autoridade inferior às escrituras?<br /><br />Obviamente em lado nenhum. A tradição apostólica está conservada de modo inteiramente confiável somente nas Escrituras.<br /><br />[apologista católico] Esta é a diferença entre os nossos credos porque tu pões a Bíblia como úniga regra de fé infalível e a tradição como algo inferior e secundário,mas isto não existiu antes de Lutero.<br /><br />Exatamente, a Bíblia é a única regra de fé infalível porque é a única fonte da verdade revelada por Deus, e a tradição, seja ela qual for, é secundária e subordinada às Escrituras. Mas não posso concordar quando afirma que esta crença não existiu antes de Lutero. Pois não só existiu, como existiu muito antes de Lutero. O princípio da autoridade suprema das Escrituras (Sola Scriptura) foi sustentado por Jesus e os Apóstolos, e depois unanimemente pelos Padres da Igreja. Para eles a autoridade das Escrituras é indiscutida e axiomática, ao passo que não o é a existência de um corpo de ensinamentos orais que marchasse pari passu com as Escrituras, que devesse aceitar-se obrigatoriamente e que portanto tivesse carácter igualmente normativo.<br /><br />A doutrina da tradição oral como outra fonte de revelação ao mesmo nível que as Escrituras, essa sim, é uma doutrina tardia, foi originalmente sustentada pelos gnósticos no tempo de Ireneu de Lyon, e surgiu na Igreja Católica pouco antes do concílio de Trento.<br /><br />[apologista católico] É comum as citações(inclusive em outro post deste blog tem...) em que Jesus condena as tradições farisaicas,mas comparar as tradições farisaicas com as tradições orais apostólicas é leviano e anacrônico.<br /><br />[Resposta] Mas aqui ninguém comparou as tradições farisaicas com as tradições orais apostólicas. As primeiras são espúrias (os fariseus sustentavam que estas tradições teriam sido dadas por Deus a Moisés no monte Sinai e se tinham transmitido unicamente de forma oral, qualquer semelhança com a suposta tradição apostólica oral que a Igreja Romana diz conservar não deverá ser mera coincidência) e encontram-se conservadas no Talmude, as segundas encontram-se com precisão, clareza, incorruptibilidade e confiabilidade somente no Novo Testamento. Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-53890018949426329792013-04-18T01:13:47.681+01:002013-04-18T01:13:47.681+01:00JO 20, 30. Fez Jesus, na presença dos seus discípu...JO 20, 30. Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que NÃO ESTÃO escritos neste livro.(maiúsculo acrescentado)<br /><br />1 Cor 11,2, “Eu vos felicito por vos lembrar desde mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como euvo-las transmiti” <br /><br />2 Ts 2,15, “Assim, pois, irmãos, ficai inabaláveis e guardai firmemente as tradições que vos ensinamos, de VIVA VOZ ou por carta”. <br /><br />JO 21,25. Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se FOSSEM ESCRITAS uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.<br /><br />Onde os apóstolos afirmaram na Bíblia que a tradição apostólica seria uma autoridade inferior às escrituras ?<br /><br />Esta é a diferença entre os nossos credos porque tu pões a Bíblia como úniga regra de fé infalível e a tradição como algo inferior e secundário,mas isto não existiu antes de Lutero.<br /><br />É comum as citações(inclusive em outro post deste blog tem...) em que Jesus condena as tradições farisaicas,mas comparar as tradições farisaicas com as tradições orais apostólicas é leviano e anacrônico.<br /><br />E,por último, não há nenhuma caricatura do livre exame,mas sim uma exposição dos resultados nefastos trazidos por tal doutrina. Os apostólos empre recorriam a autoridade de Cristo....o e o próprio eunuco recorreu a autoridade de Filipe dentre diversos exemplos:<br /><br />E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?<br />E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. <br />Atos 8:30-31(Versão protestante NVI)<br /><br />A verdade é que o livre-exame difundiu um conjunto de doutrinas e Igrejas heréticas,genéricas e amorfas em que o protestante é a própria autoridade da sua salvação....<br /> <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-38831028882412110362013-01-06T16:11:20.074+00:002013-01-06T16:11:20.074+00:00Entristeço-me quando essas diversidades de doutrin...Entristeço-me quando essas diversidades de doutrinas é atribuída somente ao povo evangélico. Entretanto, tais confrontos existiam desde a Era Apostólica. Temos como exemplo a briga entre judeus e samaritanos. E, na Era Apostólica, o Apóstolo S. Paulo teve que lhe dar com discussões entre cristãos judeus e gentios. Levando também o pequeno incidente em Antioquia entre S. Pedro e S. Paulo. Logo mais tarde a Igreja Romana se dividiu surgindo a Igreja Ortodoxa. Logo depois tem a Igreja Copta que não apresenta nenhuma comunhão com a Igreja Católica e nem com a Ortodoxa. Logo depois veio a Reforma Protestante e seus movimentos luteranos, calvinistas, anglicanos, etc. Em seguida veio a briga católica entre a Missa Tridentina e a Missa Nova. Mais tarde surgiu a ICAB (Igreja Católica Brasileira) uma igreja católica excomungada pelo Vaticano. E logo veio o surgimento da RCC (Renovação Carismática Católica) que são fortemente criticados pelos católicos tradicionais. Enfim, tais confrontos não existem somente no Protestantismo. Mas deve-se ressaltar que Deus escreve certo em linhas tortas. No livro de Apocalipse fala da igreja que está em Sardes que é uma igreja morta, porém mesmo sendo uma igreja morta Deus encontrou algumas pessoas que não se contaminaram com tais erros e que serão salvos (Ap. 3:4).M4RC3LL D3 ØL1V31R4https://www.blogger.com/profile/11657953129133601214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-40097342830512679912012-05-13T11:56:01.814+01:002012-05-13T11:56:01.814+01:00A diversidade de doutrinas e de costumes no meio e...A diversidade de doutrinas e de costumes no meio evangélico,inclusive falsas doutrinas, também é o alvo de ataque dos sites católicos devido ao "livre exame" que eles atribuem!<br /><br />Recentemente,eu recebi esse texto de um católico:<br /><br />"Em quem eu devo acreditar?Nos adventistas que creem que a morte é um sono ou nos que creem na imortalidade da alma?Nos pré-tribulacionistas ou pós-tribulacionistas? Nas congregações que ordenam mulheres ao sacerdócio ou nas que não ordenam?Sem falar daquelas que casam homossexuais e praticam diversas práticas anti-bíblicas"Tudo isto é fruto do livre-exame!!!!(trecho de um comentário de um "católico")<br /><br />O livre-exame é uma doutrina caricaturada e difamada por estes sites que só iludem os incautos...olhar críticohttps://www.blogger.com/profile/06592896489781195345noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-54479104439884201642012-05-12T18:50:20.189+01:002012-05-12T18:50:20.189+01:00Você está um pouco equivocado quanto ao que signif...Você está um pouco equivocado quanto ao que significa "Livre Exame". Liberdade para examinar a Escritura não quer dizer liberdade para interpretar a Escritura à vontade do freguês, muito pelo contrário. Livre exame não é exame arbitrário, ele pressupõe busca séria e responsável pela interpretação correta da Escritura, e para isso não dispensa ferramentas hermenêuticas, exegéticas, históricas, gramaticais, etc, para chegar a esse fim. <br /><br />O "Livre Exame" não é a caricatura que dele apresentam os sites de apologética católica. Leia este post para compreender o que é o princípio do "Livre Exame" como é entendido pelos protestantes. <br /><br />http://conhecereis-a-verdade.blogspot.pt/2010/08/sola-scriptura-e-livre-interpretacao.htmlConhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6476080281107756047.post-88125712690714078802012-05-09T20:46:55.804+01:002012-05-09T20:46:55.804+01:00"Não crêem que a Escritura seja de interpreta..."Não crêem que a Escritura seja de interpretação privada (livre interpretação), mas sustentam o princípio do Livre Exame." Como assim?<br /><br />Qual a diferença entre "interpretação privada e livre exame"?<br /><br />Qualquer um pode livremente interpretar o que quiser!?<br /><br />O livre exame é um perigo para infiltração de heresias! Livre exame não!!!! Exame à luz da Hermenêutica sim!!!! Diversas seitas utilizam o "livre exame" para justificar suas heresias!<br /><br />Os católicos,na maioria dos blogs,acusam o protestantismo da propagação de diversas seitas por causa do "livre-exame",pois para eles a interpretação só pode ser feita à luz do Magistério de Roma!<br /><br />Eles utilizam este versículo abaixo para fundamentar que a Igreja Romana é coluna e sustentáculo da Verdade!Trocam a palavra Igreja por Roma!<br /><br />Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.(Versão NVI)<br />1 Timóteo 3:15olhar críticohttps://www.blogger.com/profile/06592896489781195345noreply@blogger.com