domingo, 19 de novembro de 2017

Uma sucessão apostólica… inverificável


Afirma a New Catholic Encyclopedia:

«Deve admitir-se francamente que o viés ou deficiências nas fontes torna impossível determinar, em certos casos, se os pretendentes eram papas ou antipapas... Os autores calculam variavelmente o número de antipapas: Baümer conta 33 colocando três outros entre parêntesis como papas legítimos; Amanieu, 34; Frutaz, 36 mais alguns duvidosos e nove designados impropriamente; Moroni, 39. Desde 1947 o Anuário Pontifício do Vaticano tem publicado a lista de papas de Mercati que inclui 37 antipapas no texto. Todas as listas estão sujeitas a reservas, e o catálogo Mercati tem provocado divergências».

New Catholic Encyclopedia (CUA, 2nd ed., 2003), 1:530b.

Portanto, se a sucessão apostólica servisse para alguma coisa, a igreja hoje estaria numa situação de impraticabilidade, sem saber exatamente quem são os legítimos sucessores dos apóstolos, uma vez que é impossível determinar a validade da sucessão apostólica que os bispos reclamam.

Por exemplo, o atual papa Francisco pode descender tanto de uma linha válida como inválida da sucessão apostólica. Simplesmente não há possibilidade de saber.

Quando alguém diz que o papa Francisco é o sucessor de Pedro, através de uma linha ininterrupta de bispos, faz uma afirmação no vazio que não pode de modo algum ser sustentada documentalmente. É um completo salto no escuro.

O caricato é que as prerrogativas atribuídas ao papa, incluindo a sua infalibilidade ex cathedra, dependem da validade da sua sucessão apostólica, a qual não só não pode ser determinada infalivelmente, como é mesmo impossível determiná-la através dos dados da história. 

3 comentários:

  1. Olá! Onde posso encontrar o link da Nova Enciclopédia Católica? Grato!

    ResponderEliminar
  2. A Nova Enciclopédia Católica não está disponível online. Talvez daqui por 100 anos esteja.

    Para agora está apenas disponível na Amazon pela módica quantia de quase 2000 dólares :)

    ResponderEliminar
  3. O verbete «antipapas» da Encyclopedia Britannica parece inspirado na New Catholic Encyclopedia ou vice-versa. Diz o seguinte:

    Antipope,
    The elections of several antipopes are greatly obscured by incomplete or biased records, and at times even their contemporaries could not decide who was the true pope. It is impossible, therefore, to establish an absolutely definitive list of antipopes...

    As eleições de vários antipapas estão grandemente obscurecidas por registros incompletos ou tendenciosos, e às vezes até seus contemporâneos não podiam decidir quem era o verdadeiro papa. É impossível, portanto, estabelecer uma lista absolutamente definitiva de antipapas ...

    https://www.britannica.com/topic/antipope

    O que significa que também é impossível estabelecer uma lista absolutamente definitiva de sucessores de Pedro até Francisco...

    Os papas atuais são sucessores de Pedro de forma precária (não definitiva).

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...