terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ortodoxos orientais refutam o papado com os padres da Igreja, os concílios, e a história.


Há um bom recurso na Wikipedia, feito por Ortodoxos orientais, onde se reúne evidência histórica, patrística e conciliar contra o papado.

Alguns dos temas já foram abordados neste blogue, mas é particularmente útil a parte onde desmontam e esclarecem citações de Padres da Igreja espúrias, adulteradas e retiradas do contexto, usadas pelos apologistas católicos, uma vez que é preciso muito trabalho para fazer isso.

4 comentários:

  1. Caro irmão, eu no ano passado tive a sensatez de salvar em pdf o artigo supra citado só para eventual uso posterior. datado de 26 de Fevereiro de 2014, as 04:45. E para minha surpresa pude ver que a mesma obra foi editada e alterada agora em Março de 2015. De cara vi que retiraram a citação do Cardeal Yves Congar e mais algumas partes. Contudo vou reproduzir a versão anterior em meu blog... www.resistenciaapologetica.com.br, onde o mesmo conta com um aporte apologético bem relevante graças ao seu blog que uso como consulta.

    A citação que tiraram do Yves Congar foi esta:

    "O Oriente nunca aceitou a jurisdição regular de Roma, nem submeter-se a julgamento de bispos ocidentais. Seus apelos a Roma de ajuda não estavam relacionados com o reconhecimento do princípio da jurisdição romana, mas foram baseadas na visão de que Roma tinha a mesma verdade, o mesmo bom. O Oriente sempre protegeu seu modo de vida autónomo. Roma interveio para garantir a observação das normas legais, para manter a ortodoxia da fé e para garantir a comunhão entre as duas partes da Igreja, Roma veio representar e personificar o
    Ocidente ... Em segundo, Roma um "primado de honra", o Oriente nega que tal primazia se baseie sobre a sucessão e a presença ainda viva do apóstolo Pedro. Um modus vivendi foi alcançado,
    que durou, embora com crises, até o meados do século XI"

    (Congar. Y., (1982) Diversidade e Comunhão (Mystic: Vigésima Terceira), pp 26-27)

    ResponderEliminar
  2. Novidade eles adulteram tudo pra assim poder encaixar com o que roma diz. Lamentável!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá irmão. Paz e Bençãos em Cristo. Segue o link completo com a tradução do artigo na integra, com todas as referências corrigidas e notas adicionais.

    http://www.resistenciaapologetica.com/2015/06/ortodoxos-refutam-o-papado-com.html

    Com a colaboração do irmão Lucas Banzoli

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...