sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Os Arquivos Secretos da Inquisição

Episódio 1 - Eliminando os Hereges



Episódio 2 - As Lágrimas da Espanha



Episódio 3 - A Guerra Contra Ideias



Episódio 4 - O Fim da Inquisição

8 comentários:

  1. O grande problema de estudarmos a Inquisição são as imprecisões e indefinições históricas de alguns autores,por exemplo,alguns objetam que morreram 100 milhões na Inquisição;outros outros falam em 75 milhões;outros em 300 mil;alguns autores romanistas giram em torno de 36 mil e os mais fanáticos afirmam que não morreu ninguém!Existem até alguns blogueiros levianamente postando sobre "Inquisição Protestante",mas a Inquisição é um tribunal eclesiástico,entretanto,isso não quer dizer que não possa ter havido uma reação dos protestantes a estas arbitrariedades!

    Recentemente,eu li um texto que afirmava que a Inquisição foi progenitora do Direito Penal ocidental e que foi criada para combater SOMENTE a heresia dos cátaros e que é uma falácia afirmar que morreram milhares de pessoas na Inquisição,entretanto,o texto não negava que possa ter tido abusos na Inquisição! O texto ainda deixou claro que só era morto quem PROPAGASSE a heresia,pois existiam as penas atenuantes antes da morte!

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que este "olhar critico" seja protestante,pelos comentários em outros posts,e pelo fato de ser tendencioso e parcial de crítico não tem nada,mas a verdade é que devo concordar com ele sobre os números da Inquisição,pois esses números altos geralmente são de historiadores ateus e marxistas que possuem raiva da Igreja Católica!Sim,olhar critico,a Inquisição foi progenitora do Direito Ocidental e o autor do blog deveria estudar sobre os perigos da heresia cátara e sobre os tipos de pena da Inquisição!A morte era em último caso e era somente para quem propagasse a heresia cátara!Existiam outras penas atenuantes como rezar ave maria,por exemplo,e deverias estudar sobre o que os cátaros difundiam!É óbvio que nenhum católico defende os abusos da Inquisição,mas existem muitas mentiras por aí!

    Ainda tenho que perguntar:Por que não falas sobre a Inquisição Calvinista?Ou vais me dizer como os outros protestantes que a Inquisição é apenas um TRIBUNAL de Roma e que isto foi só uma reação!

    Por que não falas aqui que os protestantes norte americanos DIZIMARAM os nativos na colonização?

    Apontar os erros não diminui em nada a fé dos católicos!Ademais,o papa JPII pediu perdão pelos erros da Igreja!Quando os humildes "líderes" protestantes fizeram isto?

    Continue apontando os erros e esquecendo dos erros das igrejolas protestantes...quanto mais tu apontas....mais nós crescemos e marchamos triunfantes para a Glória!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Apologista católico isto é uma piada é?

    Não existiu "Inquisição Protestante",pois Inquisição(com este nome) é um tribunal eclesiástico da Igreja Romana!

    Por que os "números altos" são tendenciosos?Só por que falam da matança da sua Igreja?

    Inquisição Calvinista(rsrsrsrsrsrsrsrsr)....

    ResponderEliminar
  4. Nos EUA os protestantes fizeram coisas horríveis com os negros, coisas desumanas e perversas. A história deve ser lembrada para que erros não aconteçam...

    Quero saber se vão publicar ou se vão se acovardar e não publicar o meu comentário!!!!

    ResponderEliminar
  5. Agora eu respondo seriamente!

    Meu Caro Apologista Católico!Este blog não tem o objetivo de defender todos os protestantes de seus maus atos e nem de conceder-lhes qualquer tipo de impecabilidade!É claro que existiram "protestantes" que cometeram assassinatos e que ainda existem assassinos,infelizmente, em todas as religiões!Esquecestes de citar que um dos homens que mais lutou pelos direitos humanos dos negros norte-americanos foi o pastor Martin Luther King,porém isto não implica generalizar e dizer que todos agiram da mesma forma que ele!

    Não existiu "Inquisição Protestante" como o Fernando Nascimento e mais meia dúzia de blogueiros de quinta categoria dão a entender!É claro que houve reação do lado protestante,mas não foi algo institucionalizado!NUNCA HOUVE NENHUM TRIBUNAL ECLESIÁSTICO PROTESTANTE!A Inquisição foi um tribunal eclesiástico romano!O fato de existirem diversos números diferentes de mortes ocorridos na Inquisição NÃO provam que a mesma não tenha ocorrido,pois diferentes interpretações acontecem com QUALQUER FATO HISTÓRICO!Quer um exemplo?O próprio descobrimento do Brasil?Uns sustentam que foi Vicente Pinzón;outros sustentam que foi Pedro Álvares Cabral e outros sustentam que até os fenícios estiveram aqui antes deles!O fato de existir diferentes historiadores que não dizem algo unânime e uniforme sobre a Inquisição não implica dizer que a mesma não tenha ocorrido!



    É TOTALMENTE FALSO dizer que a morte ocorria em último caso e que a Inquisição foi criada para combater somente a heresia cátara e que eu até posso aceitar que "existiam penas atenuantes como rezar ave-maria"(sic) antes de se condenar alguém a morte,mas isto em nada defende a Inquisição.

    Generalizar,difamar e mostrar os erros de pessoas em nada sustenta a sua tese de que houve Inquisição Protestante e de que há um "complô" de Historiadores contra a Igreja Romana!!!!

    Da Próxima vez traga aqui dados e estatísticas para me provar que houve um tribunal eclesiástico assassino protestante!!!!

    ResponderEliminar
  6. Nenhum historiador SÉRIO E HONESTO confirma que houve uma INQUISIÇÃO PROTESTANTE, mas apenas textos distorcidos por católicos desonestos tentando justificar suas atrocidades na SANTA INQUISIÇÃO.

    É PATÉTICA A APOLOGIA CATÓLICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não houve uma inquisição protestante mas houve episódios tristes e lamentáveis de violência contra hereges. E Calvino e Lutero concordavam com a pena de morte por heresia que, embora correspondesse às convicções e práticas da época, mostra que em alguns aspectos estes Reformadores deixaram muito a desejar.

      Eliminar
    2. Bom, a afirmação de que Lutero concordava com a pena de morte por heresia fica sob reserva, uma vez que tomei conhecimento agora que o papa Leão X, na bula Exsurge Domine, condenou como falsa a suposta afirmação de Lutero: ‘É contra o desejo do Espírito Santo que heréticos sejam queimados’

      De Calvino não há dúvidas.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...